segunda-feira, 24 de maio de 2010

Diário de Bordo II com uma pitada de indignação!


Bom dia! Sei que tenho andado meio relapsa em relação a tantos acontecimentos na nossa família policial militar, mas é que a vida anda meio atribulada. Meu grandão vai fazer o último ciclo da quimio no dia 02/06 e nesse período temos feito vários exames, o que nos deixa pouco tempo para ficar na net. Bem que eu tento, mas ta complicado. Bom, vamos lá. Pra começar notícias do Senhor Grandão: Como já disse estamos chegando à reta final, ele parece bem melhor, está mais forte e bem mais disposto, apesar de ainda sentir algumas dores e desconfortos. A Tomo de crânio e cervical está normal assim como o Doppler de membros inferiores, dia 31 estaremos indo ao otorrino para avaliação de uma obstrução que apareceu, mas não deve ser nada de mais. Essa semana ele me arrumou um princípio de flebite no braço onde foram ministrados os quimioterápicos, mas a Dra. Solange (excelente médica, diga-se de passagem) já iniciou o antibiótico e fomos ao HCPM onde foi feita uma infiltração subcutânea de dexametasona, o que fez com que o processo regredisse bem rapidamente. Após a última quimio partiremos para os exames específicos, aqueles que nos mostrarão os efeitos reais do tratamento e o quanto o tumor regrediu. Vamos orar para que tenha sumido! No mais, é só ansiedade (to comendo feito uma loba, rsrsrsrsrsrs).

Agora vamos partir um pouquinho para os nossos problemas comuns. Tenho acompanhado as notícias e, sempre que posso, entro na net para dar uma olhadinha nos blogs e me chamou muito a atenção duas coisas que vi em um dos blogs que acompanho. Uma delas foi uma gravação feita pelo Coronel Paul mostrando o vestiário da UPP do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Fiquei completamente apavorada e enojada com o que vi. É claro que limpeza também depende de quem usa, mas usar uma lixeirinha de escritório em um ambiente de alta circulação de pessoas, não tem esforço que consiga manter o lixo lá dentro. E o vazamento? PODRE!!! APAVORANTE!!! O pior é que o policial não recebe insalubridade para freqüentar um lugar daqueles. Aquele lugar me lembrou uma fazenda de suinocultura que visitei uma vez, se transferissem os policiais para a fazenda eles estariam muito mais bem alojados, afinal os chiqueiros eram extremamente limpos, inclusive cada baia era de piso para manter uma melhor higienização. Já falei mais de uma vez e não me furto em repetir que um trabalhador que não é tratado com o mínimo de dignidade e que não tem seus direitos de ser humano respeitados, não saberá respeitar, nem honrará os direitos alheios. É hora de mudar esse pensamento de que o policial que trabalha na rua só precisa do alojamento para se trocar, então não precisa de nada. Precisa sim, precisa de um mínimo de limpeza e organização, ali não dá nem para trocar de roupa sem sujar a barra das calças.

Outra coisa que vi no blog foi o desconto para o fundo de saúde (1% por cada dependente). O que não consegui entender é: Se reza o Estatuto do Policial Militar no seu Título III dos direitos e prerrogativas dos policiais militares na Seção I Art. 48, parágrafo IV, no item 5 que:
- É direito do policial militar: a assistência médico-hospitalar para si e seus dependentes, assim entendida como o conjunto de atividades relacionadas com a prevenção, conservação ou recuperação da saúde, abrangendo serviços profissionais médicos, farmacêuticos e odontológicos, bem como o fornecimento, a aplicação de meios e os cuidados e demais atos médicos e paramédicos necessários.
Então, fica subentendido que é direito do PM e, portanto, obrigação do estado e da corporação garantir tal direito sem que isso gere ônus para o policial, se eu estiver errada, por favor, me corrijam. Bem, mais uma vez, o que eu não entendo é que com o parco salário que o policial recebe lançam mão de mais um desconto, que já foi considerado inconstitucional, inclusive com vários PMs retirando-o do contra cheque, para cumprir com obrigações que deveriam ser arcadas pelo estado, afinal saúde é “um direito do policial militar e uma obrigação do estado”, daí que a construção das policlínicas e mini hospitais deveriam ser feitas com verbas do estado e nunca com o salário do policial. Caracas! Para o mundo que eu quero descer! Já não entendo mais nada! Será que só o que vale é o RDPM, em toda sua plenitude? O Estatuto, na parte dos direitos está esquecido? Onde estão as associações de praças para reivindicar os direitos dos mesmos? Gente, vamos lá! Eu entendo que o dinheiro da PM é pouco, mas onerar quem já ganha tão mal com a desculpa de dar um atendimento de saúde melhor não cola. O Rio de Janeiro é um estado rico, o segundo em arrecadação no país e está mantendo uma segurança de terceiro mundo usando a desculpa de falta de verba? Eu, realmente, não entendo. Precisamos de hospital, precisamos de atendimento, precisamos de profissionais que tratem os clientes como tal e não como inferiores hierárquicos, precisamos de mais gente na enfermagem, mas de gente que goste do que faz e não de 400 auxiliares de saúde que não sabem nem o que estão fazendo ali, precisamos de humanização no atendimento hospitalar, precisamos de material e, acima de tudo, os nossos policias precisam de respeito e direitos humanos, pois sem isso, jamais teremos uma polícia, realmente cidadã!

3 comentários:

Mulher na Polícia disse...

Oi minha querida!

Nossa, já tem uns seis meses que o Senhor Grandão tá fazendo esse tratamento, né? Ainda bem que vocês estão sendo atendidos por uma boa médica.

E você, amiga, tá conseguindo trabalhar, se cuidar direitinho? E seus filhos estão conseguindo sair bem nos estudos?

É uma batalha grande. Mas vocês vão conseguir. E você escreve bem, amiga, se expressa com muita clareza. É uma grande guerreira.

Beijos!

Anônimo disse...

ATENÇÃO


26 MAI 2010 - quarta-feira - ALERJ (Escadaria) - Protesto Policiais Civis, Policiais Militares e Bombeiros Militares.15:00 horas

Anônimo disse...

MONICA O QUE ESTA HAVENDO COM A NOSSA PM,ESTA ACONTECENDO UMA ((( FARRA DE PROMOÇÕES )))ONDE ATÉ A ESPOSA DO COMANDANTE GERAL FOI PROMOVIDA ANTES DO TEMPO E COM CRITÉRIOS DUVIDOSOS.NÃO HÁ CRITÉRIOS OU SEJA BASTA TER UM BOM PADRINHO.