terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Papeleta médica... Argh!!!!!!!!!!

Tudo na vida tem regras, para tudo existe uma burocracia, um entrave burocrático. No caso das instituições públicas eu costumo chamar esses entraves de “burrocracia”. É um tal de requerimento pra cá, memorando pra lá, que um assunto que poderia ser facilmente resolvido em dez minutos acaba levando quatro horas. Como qualquer unidade governamental a PMERJ não poderia ser diferente, é requerimento, papeleta, LTS, IFP, etc, etc, etc, que chega me deixar tonta. Como todos sabem meu marido está em tratamento para câncer e fazendo a quimioterapia, o que significa baixa imunidade e uma grande facilidade para que doenças banais como uma simples gripe possam levá-lo ao hospital novamente. Onde quero chegar com isso? Bem, eu fico imaginando e avaliando a “burrocracia” da tal da papeleta médica: Qual a funcionalidade daquele bendito papelzinho verde que o PM tem que pegar no BPM toda vez que necessita ir ao médico? A única função que consegui encontrar para ele é o de dar trabalho e dificultar a ida do policial ao HPM, vendo tanta dificuldade o policial acaba desistindo de se tratar e o malandro, que só quer um atestado, desiste de tentar dar o gabiru. Mas se formos ver bem direitinho é uma das “burrocracias” mais cruéis que existe, já que acaba por afastar um doente do tratamento e leva alguém que realmente esteja passando mal a cumprir uma verdadeira maratona na busca pelo tratamento. Vamos supor que o policial seja lotado em Bangu e more em Ramos: Deu pra perceber a maratona que ele terá que cumprir? Vai sair de Ramos e irá até Bangu pegar a papeleta, de lá volta todo o caminho (passando por onde mora) e vai para o HCPM e é atendido, o médico, então, o põe de LTS, ele desce a rampa vai pra junta, pega aquele monte de papéis (no meio deles a bendita papeleta) com a licença homologada e volta para Bangu (não esquecendo que, mais uma vez, para chegar ao 14º BPM o cara passou pela sua casa, o local onde ele mais quer estar, já que está doente e precisa de repouso) e só depois dessa via crucis é que ele pode ir para casa. O que não entendo é porque não se abole esse bendito papelzinho verde e passam a aceitar um atestado em receituário do próprio HPM, seja indicando as horas, ou seja dando as pequenas dispensas, quanto as LTSs e IFPs, tenho que concordar que a ida a junta para passar por uma perícia seja necessária, afinal, em qualquer lugar quem realmente decide a necessidade real de afastamento é a perícia, mas em relação ao bendito papelzinho verde, estou começando agora uma campanha: “ABAIXO A PAPELETA! CHEGA DE BURROCRACIA! VIVA A LIBERDADE DE ATENDIMENTO MÉDICO!”
.
Bem gente, deixo aqui o meu recado, agora já vou indo, pois o meu grandão me chama e eu preciso curtir meu amorzão em casa ao máximo, beijos e FELIZ NATAL!

11 comentários:

HINOLOGIA disse...

fica a minha sugestão de que se use uma coisa, ultrapassada e em desuso na Policia Militar, chamada internet,para que as consultas e dispensas sejam informadas para as unidades dos policiais militares que derem entrada nos nosocomios da corporação.
todas as unidades tem e-mail e certamente o hospital tem um computador ligado a rede.
assim, o policial vai ao medico, o hospital informa a unidade dele e ele, se estiver dispensado ou licenciado, fica liberado para dirigir se a sua residencia ou onde devera proceder seu tratamento

Anônimo disse...

E ficaa a minha sugestao, ja que ninguem me responde, de como faz o cara que nao pode se locomover sozinho??? o que o ampara???????????

Anônimo disse...

respondendo ao Anônimo que não sabe o que faz aquele que não pode se locomover "de per si".
o policial militar tem assegurado pelo Estatuto (lei 443/81) o direito a assistência médica que inclui o transporte para tratamento médico, quando comprovada a necessidade.
ele deve ligar para sua OPM ou a mais próxima de sua residência, identificar se, e a seu atendente, solicitar o apoio suficiente para sua necessidade e, caso ela não ocorra, fazer por escrito e por meio de um representante a formalização da solicitação e da queixa, que, por violar uma lei, pode ser judicialmente.

Mulher na Polícia disse...

Silvinha!

Sugira sempre amiga. Reclame muito. Faça-se ouvir. Peça pra falar com o responsável. Vá à ouvidoria, enfim, é assim que as coisas começam a mudar.

O grandão tá bem? Tá muito manhoso não?

bjinho!

A VERDADE disse...

PMs CRIAM PARTIDO POLÍTICO
PARTIDO SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA (PSPC)

¨ VAMOS LUTAR PELA VALORIZAÇÃO E O RESPEITO AO POLICIAL¨
¨ POLICIAL TEM QUE RECEBER SALÁRIO DIGNO ¨
¨ SEGURANÇA É QUALIDADE DE VIDA "
ENTRE PARA A COMUNIDADE E LEIA SOBRE O NOVO PARTIDO

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=66670821

Anônimo disse...

CRIAÇÃO DE NOVAS JUNTAS EM BAIRROS E MUNICIPIOS DISTANTES.

ESTAMOS CANSADOS DE IDAS E VINDAS!

CHEGA DE SOFRIMENTO!

Turrer disse...

Cara Silvia,
Meu nome é Rodrigo Turrer, sou repórter da Revista Época. Estou fazendo uma reportagem sobre a blogosfera policial brasileira: agentes de segurança pública que decidiram criar blogs para narrar suas experiências, emitir suas opiniões e se tornar uma fonte direta de informação com a sociedade.
Acho o caso do seu blog uma experiência incrível (e um dos blogs que me motivaram a escrever a matéria, ao lado de um estudo feito pela unesco recentemente sobre este fenômeno dos blogs policiais).
Já falei com alguns agentes que mantém blogs, e gostaria de conversar com você e com seu marido, sobre esta iniciativa de manter um blog como uma forma de ter voz ativa e manifestar a sua opinião.
Será que poderíamos conversar hoje ou amanhã? Seria de grande ajuda.
Deixo meus contatos, me envie um e-mail que daí podemos marcar uma conversa.

Grato pela atenção,
Rodrigo Turrer
rturrer@edglobo.com.br
rodrigo.turrer@gmail.com
(11) 8358-6877
(11) 3767-7336

84 milhão disse...

ATENÇÃO SENHORES PASSEATA EM FAVOR DA PEC 300,DIA 14/01/2010,AV RIO BRANCO NA CANDELÁRIA INICIO AS 17:30
COMPARECAM,ESTA PASSEATA SERÁ A QUE
ESTRARÁ PARA HISTORIA DA PMERJ.VAMOS MOSTRAR QUEM SOMOS
VAMOS FECHAR A AVENIDA RIO BRANCO!!
VAMOS MOSTRAR QUE JUNTOS SOMOS FORTES!!SOMOS A MELHOR POLICIA DO MUNDO,NÃO MERECEMOS PASSAR POR ISSO
VAMOS NOS UNIR,ESSA É A HORA.
ATÉ A VITÓRIA

84 milhão disse...

Marcha Nacional em Defesa da Aprovação da PEC 300 - Rio de Janeiro.
Marcha Nacional PEC 300.
Data: 25 JAN 2010.
Concentração: Candelária.
Início da concentração: 16:00 horas.
Trajeto: Candelária - Cinelândia (Avenida Rio Branco).
Destino: Cinelândia (Falação contextualizada).
Juntos Somos Fortes!

84 milhão disse...

Marcha Nacional em Defesa da Aprovação da PEC 300 - Rio de Janeiro.
Marcha Nacional PEC 300.
Data: 25 JAN 2010.
Concentração: Candelária.
Início da concentração: 16:00 horas.
Trajeto: Candelária - Cinelândia (Avenida Rio Branco).
Destino: Cinelândia (Falação contextualizada).
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

My brother recommended I might like this blog. He used to
be totally right. This submit actually made my day. You cann't believe just how much time I had spent for this info! Thank you!

My blog ... attic mold removal cost (http://all-listings.net/mold-testing-for-your-ottawa-homne)